Blogroll

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sereias: Lenda, Avistamentos, Fotos, Vídeos e Análises. Será que elas existem ?

Ser fantástico, meio mulher, meio peixe, fascina os homens com seu canto, levando-os a morte. Vamos ver alguns relatos de avistamentos, fotos e vídeos. Analisaremos, e então responderemos se elas existem...

Assombrados, vamos conhecer a lenda da sereia, mas para ficar mais interessante, tente visualizar tudo que vou descrever agora:

Imagine você navegando pelo mar aberto, com a imensidão azul a sua frente. Então começa a ouvir uma música maravilhosa, uma melodia incrível, que chama instantaneamente a sua atenção. Olha a sua volta e procura de onde ela vem e observa uma ilha no horizonte. Você navega em direção a ilha. Sua mente em êxtase nessa música. Conforme se aproxima, aquela ilha e canto tornam-se mais fortes e você de tão enfeitiçado, não vê uma enorme rocha e se choca contra ela. Seu navio começa a afundar, mas antes de submergir, consegue observar quem está cantando aquela música: uma bela mulher, que da cintura para baixo é um peixe, e a observa, até sua vista ser encoberta pela água e você ser levado pela morte. Pronto, pode voltar para o mundo real.

Ulisses amarrado para escapar
 das sereias
Essa é a lenda das sereias, filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore, e que habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Os marinheiros que passavam por lá eram enfeitiçados com seus cantos, e morriam. Odisseu, personagem do livro Odisseia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aproximar-se.

Características das Sereias:

- As sereias são seres aquáticos com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe.
- Sereia modernas estão sendo representadas com caudas de golfinho
- São dotadas de uma grande beleza
- Cantam com tanta doçura que atraem os tripulantes dos navios que passam por elas, fazendo os navios colidiram com os rochedos e afundarem
- Seus únicos apetrechos são pentes e espelhos
- Supõe-se que podem causar e acalmar tempestades à vontade e que, como a Esfinge, elas podem levar homens a armadilhas com questões e enigmas.
- Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia, seria cantar melhor do que ela.

Sereia é um ser metade mulher, metade peixe, que encanta os homens com seu canto.
Relatos de Avistamentos de Sereias

Com o desenvolvimento das grandes navegações, tudo era novidade para os marinheiros, que não sabiam o que iam encontrar pela frente ao se lançar ao mar. É claro que se depararam com muita coisa que nunca viram em seus países e muitos relatam terem visto sereias. Até mesmo Cristóvão Colombo escreveu que viu três sereias perto do Haiti. Ele achou suas sereias menos bonitas e mais masculinas do que esperava.

Outros exemplos são os relatos por Sir Richard Whitburne, que viu uma quando descobria a Terra Nova em 1610, e a tripulação de Henry Hudson viu outra.

Os homens de Hendrik [Henry] Hudson viram uma sereia em 15 de junho de 1608: "do umbigo para cima, suas costas e seios eram como os de uma mulher (...) sua pele era muito branca e o longo cabelo, de cor negra, caía para trás. Ao mergulhar, viram sua cauda, que era como a cauda de um golfinho, mas pintada como a de uma cavala."

Em 1620, o capitão Richard Whitbourne viu uma sereia quando estava à beira da baía de St. John, na Terra Nova. Seu rosto era belo, mas tinha listras azuis na pele no lugar de cabelo. As proporções de sua cauda eram "como uma flecha de farpas largas".

Em 1614, o capitão John Smith, navegando nas Índias Ocidentais, viu uma sereia "nadando com toda a graça possível perto da costa". Observou que as orelhas eram muito longas, mas que de resto ela era bela. Seu cabelo era verde e ela era um peixe da cintura para baixo.

E existem vários outros relatos, que você pode ler nos links disponíveis na bibliografia. O interessante é que todos os homens que alegaram ver sereias não ficaram loucos com seu canto, senão não iriamos tomar conhecimento dessas histórias :)

O Brasil tem a sua própria sereia, a Iara. Pescadores de toda parte do Brasil, de água doce ou salgada, contam histórias de moços que cederam aos encantos da bela Iara e terminaram afogados de paixão. Ela deixa sua casa no leito das águas no fim da tarde. Surge sedutora à flor das águas: metade mulher, metade peixe, cabelos longos enfeitados de flores vermelhas. Por vezes, ela assume a forma humana e sai em busca de vítimas.
Fotos de Sereias

Na internet encontramos várias e várias fotos de supostas sereias. Selecionei somente algumas abaixo:






Múmia sereia do Templo Myouchi. Os proprietários do templo a mantém em um pequeno baú de madeira, longe do público.

Sereias Registradas em Vídeos

Você ler os relatos de avistamentos é uma coisa, ver fotos é legal, mas registrar em vídeo é melhor ainda. Pesquisei no Youtube e encontrei alguns vídeos bem interessantes. Selecionei alguns para vocês.

No 1º vídeo, vemos um navio de pescadores no meio do mar que estão içando sua rede, e nela vem uma criatura desconhecida. O susto foi tão grande que fez os pescadores largarem a rede.

Um dos registros mais incríveis de uma sereia foi feito em Kiryat Yam, Israel. Nesse vídeo vemos um rochedo e nele uma sereia, que ao perceber a filmagem foge para o mar. Incrível!
Sereias: O Documentário que Chocou o Mundo


O canal Animal Planet algum tempo atrás fez renascer com força total o mito das sereias com a exibição do documentário Sereias (Mermaids: The Body Found). Nele é afirmado que elas existem, são mostradas gravações com celulares, reconstituições e cientistas da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration - Orgão Federal Americano) dão depoimentos falando sobre suas pesquisas sobre as sereias. Incrível, as sereias existem! Será que é verdade? Existem sereias mesmo? É verdadeiro este documentário?

Infelizmente o youtube retirou o documentário do ar e vou ficar devendo ele para você... Mas nem tudo está perdido! Com o sucesso do documentário, fizeram uma continuação chamada "Sereias: Uma Nova Evidência", que você pode assistir abaixo:
Vídeo completo no link : https://www.youtube.com/watch?v=kgyFflUP1mM

Infelizmente nem tudo é o que parece....

Eu poderia colocar as fontes bibliográficas aqui e terminar a matéria, mas como não quero enganar meus leitores, eu tenho que revelar algumas verdades: todos os vídeos e fotos que você viu até agora são na verdade montagens e fraudes...

Vamos começar com os vídeos e documentários: Os vídeos da sereia na rede e da sereia registrada no fundo do mar na Groenlândia são trechos do documentário que citei acima: Sereias e sua continuação Sereias: Uma Nova Evidência. Na realidade é tudo uma fraude. Os cientistas na verdade são atores e tudo foi encenado.

A Dr. Becky Davis, cientista da NOAA no documentário,
na verdade é a atriz Kosha Engler. Dúvida, clica aqui!
No documentário é mostrado um misterioso som encontrado no fundo do oceano e o relacionam às sereias. É mentira. O som chama-se Bloop e fiz uma matéria sobre o assunto, que você pode ler aqui.

Este tipo de gênero de cinema é chamado de "Mockumentary" (mock=falso, simulado).

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) precisou negar, em comunicado, a existência das sereias, depois da exibição deste documentário.

Existem vários outros exemplos de mockumentary, como os filmes: A Bruxa de Blair, REC, Atividade Paranormal, O Caçador de Trolls e Holocausto Canibal. O Contatos de 4º Grau eu me recuso a acreditar que é :). Resumindo: são filmes que parecem reais.

O outro vídeo, da sereia sobre as rochas, surgiu em novembro de 2009 e foi feito pelo ex-militar Shlomo Coheen. A coincidência é que um mês antes, o prefeito da cidade israelense de Kiryat Yam, situada em Raifa Bay, às margens do mar Mediterrâneo, Shmuel Sisso, chamou a a atenção do mundo quando instituiu que a Administração Pública concederia um prêmio - de um milhão de dólares - a qualquer pessoa que provasse a presença/existência de sereias nas praias da região. Golpe de sorte do ex-militar ou fraude? O quadro "Detetive Virtual" do Fantástico desvendou a fraude.

Os relatos de avistamentos: Nunca sabemos ao certo o que os marinheiros viram, mas muitos dizem que podem ser peixes-bois e outros mamíferos aquáticos semelhantes, hoje classificados cientificamente como "sirenídeos" ou ainda focas e outros pinípedes.

Dugongo, mamífero do oceano Índico, vulgarmente conhecido por homem-peixe e vaca-marinha. Pode ter enganado muitos marinheiros e feito eles pensarem ser sereias...
Robert Ripley apresenta uma "sereia"
no seu programa "Acredite se Quiser"
Agora as Fotos: Em 1800, artesãos japoneses começaram a entender que falsificar sereias era um bom negócio e começaram a fabricar "sereias", que eles falavam que foram capturadas na ilha de Fiji. Elas eram feitas com uma cabeça de macaco, o torso de um bebê orangotango e a cauda de um peixe. Tenho um post aqui no blog que mostra várias dessas sereias e fala mais sobre o assunto, e você pode lê-lo clicando aqui.

Essas "sereias" ficaram mundialmente conhecidas por causa do diretor de circo P. T. Barnum, que apresentava a "Sereia de Fiji" em seus espetáculos. Seus anúncios davam a impressão de que se poderia ver a sereia viva, mas obviamente o que se mostrava era esse grotesco espécime preservado. Ele fez fortuna com essas sereias.
Juan Cabana e uma sereia feita por ele

Mais tarde, as sereias de P. T. Barnum passaram para a coleção de Ripley, o fundador do programa “Acredite se Quiser”.

Atualmente, muita gente fabrica sereias, como o artista plastico americano Juan Cabana, que adora sereias, fadas, elfos e faz destes seres a inspiração para suas esculturas. Ele usa carne, pele, cola, órgãos, couro e outros materiais para deixá-las bem realista. Além disso, fotografa sempre as esculturas em seus ambientes naturais, como oceanos e florestas. Quase todas as fotos que utilizei aqui, são na verdade esculturas feitas por ele.

Quem quiser ver suas criações, pode acessar o sitetheFeejeeMermaid.com

Um dos casos mais famosos no Brasil relacionados à sereias feitas por Juan Cabana é o caso da sereia encontrada em Manaus-AM.

Calma Assombrados, elas podem existir! 

Eu sei que você está triste, desapontado, me xingando dizendo que eu estou louco, que as sereias existem sim, então para te acalmar eu vou dizer que tem alguns cientistas que acreditam que elas podem existir.

Uma das teorias é a Hipótese do Macaco Aquático: ancestrais mais ou menos próximos dos humanos teriam adotado, durante um certo período, um estilo de vida semiaquático na costa africana, seja pela necessidade de buscar alimento na água ou de defender-se de predadores.

De qualquer modo, esse fato pode ter influenciado sua evolução, gerando uma subespécie anfíbia, enquanto outros hominídeos mantiveram uma existência puramente terrestre.

Embora tenha sido abandonada ao longo dos anos, ao menos três estudiosos – Max Westenhofer, ideólogo, Sir Alister Hardy, biólogo marinho, e Elaine Morgan, escritora feminista – se dedicaram a desenvolver essa teoria.

Há múltiplas explicações que justificam a Hipótese do Macaco Aquático, entre elas:

1. O fato de sermos os únicos primatas que não tem o corpo totalmente recoberto por pelos, uma condição só existente em ambientes aquáticos ou subterrâneos.

2. Os humanos são os únicos mamíferos bípedes. Essa transformação não ocorreria facilmente na savana africana, onde evoluíram os primeiros homens. Já na água, o corpo humano tende a manter essa posição.

3. A respiração do ser humano é diferente da de outros mamíferos, já que temos a capacidade de controlá-la voluntariamente. Tal como os mamíferos marinhos, podemos inalar o ar necessário para mergulhar e depois voltar à superfície para respirar.

4. Assim como os mamíferos aquáticos, e ao contrário dos terrestres, os humanos possuem uma reserva de gordura que retêm durante todo o ano.

5. As lágrimas, a sudorese excessiva e a porção de pele que separa o polegar do dedo indicador sugerem antepassados aquáticos segundo os adeptos da teoria.

6. Por último, nossa facilidade de nadar, em comparação à falta de jeito de muitos mamíferos terrestres na água, sugere que evoluímos de seres aquáticos.

Como muitos já perceberam, existem alguns problemas com a teoria já que existem muitos mamíferos aquáticos totalmente peludos, como lontras e castores. Por outro lado, nenhum mamífero aquático é bípede, e o mais importante, em nenhum momento foram encontrados vestígios fósseis que comprovem a existência de “macacos aquáticos” ou sereias.
Macaco Aquático seria uma subespécie anfíbia.
Como vimos, não há provas reais da existência das sereias... ainda. E isso não prova que elas não existem... Então, assim como o Boto cor-de-rosa, as fadas, o Saci e companhia limitada, elas vão continuar "assombrando" pessoas, principalmente aqueles que se aventuram nos imensos e desconhecidos oceanos.


Fontes (acessadas em 19/05/2014):
Fantastipedia: Sereias
Wikipedia.pt: Sereias 
Assombrado.com.br: Múmias de Sereias
Assombrado.com.br: Documentario Sereias
Assombrado.com.br: A Arte de Juan Cabana
Assombrado.com.br: Sereias: A Nova Evidência
Sobrenatural.Org: As Sereias Fiji
Sofa da Sala: A Sereia de Israel
Animal Planet: Seis fatos que justificariam a existência das sereias
Wikipedia.pt: Iara

Nenhum comentário:

Postar um comentário